A língua japonesa é conhecida pela sua rica cultura linguística. Uma das características mais marcantes do japonês é o uso de três sistemas de escrita: hiragana, katakana e kanji.
Como escrever em japonês
Cada um desempenha um papel importante na comunicação escrita e possui usos específicos. Vamos mostrar o básico de cada um deles.
Hiragana
O hiragana é um dos sistemas de escrita básicos do japonês, sendo composto por 46 caracteres. Cada caractere – com exceção do ん – representa uma sílaba, sendo usados principalmente para escrever elementos próprios da língua japonesa, como as partículas gramaticais e as desinências verbais.
Por ser a primeira escrita a ser ensinada, o hiragana é dominante nos livros infantis. Perceba como a forma das letras são arredondadas e suaves.
Katakana
O katakana também é composto por 46 caracteres e possui uma aparência mais angular em comparação com o hiragana.
Este sistema é usado principalmente para escrever palavras estrangeiras, nomes científicos, onomatopeias e para dar ênfase em determinadas situações.
Junto com o hiragana, formam os dois silabários imprescindíveis para o estudo da língua japonesa.
Kanji
O kanji é um sistema de escrita baseado nos caracteres chineses.
Uma particularidade do kanji é que cada ideograma representa ideias e conceitos. 木 representa “árvore”, 水 representa “água”, 人 representa “pessoa” e assim em diante.
Existem milhares de kanjis diferentes, mas os que são usados no dia a dia são cerca de 2.000 a 3.000.
Aprender kanji pode ser um desafio, pois cada ideograma possui uma forma, significado e leituras. No entanto, o conhecimento de kanji é fundamental para o aprendizado da língua japonesa.
O segredo é encarar o estudo do kanji como algo para a vida toda, assimilando um pouquinho de cada vez.
Uma combinação eficaz
Os três sistemas de escrita, hiragana, katakana e kanji, são usados em conjunto na escrita japonesa. Uma frase em japonês costuma conter todos os três sistemas.
Por exemplo, na frase サンパウロで生まれました (nasci em São Paulo) temos:
- Em hiragana: で (partícula gramatical); まれました (desinência verbal)
- Em katakana: サンパウロ (São Paulo)
- Em kanji: 生 (vida, nascimento)
Aprender a ler e escrever em japonês requer prática e dedicação. O primeiro passo é estudar e memorizar os caracteres de hiragana e katakana, para depois se aventurar nos kanji.
Com paciência, prática e estudo contínuo, você poderá adquirir habilidades sólidas nos sistemas de escrita e mergulhar na beleza da língua japonesa.
Quer aprender sobre as escritas japonesas com a equipe de professores mais especializada do Brasil? Conheça os cursos da 123 japonês clicando aqui.